top of page

Madrid

Centro

 

Por incrivel que pareça, a Ryanair aterra no aeroporto principal de Madrid que é enorme e conta com ligação de metro para o centro. Para além disso, por ser um destino relativamente perto de Portugal, o custo dos bilhetes por norma é ainda mais baixo!
Madrid oferece tudo o que uma grande metrópole europeia tem para oferecer incluindo história, cultura e lazer.

 

A Gran Via é uma das principais artérias da cidade e imita a Times Square em Nova Iorque em alguns aspectos, nomeadamente na publicidade. Um pouco mais à frente encontra-se a Plaza de España, na altura em que lá estive estava a decorrer uma pequena feira de artesanato com produtos interessantes como por exemplo, lanternas marroquinas. O monumento central a Miguel de Cervantes e a fonte que lhe é instrínseca são também de grande beleza.

 

Segue-se a sede da monarquia espanhola, o Palácio Real de Madrid, a famosa "modesta" habitação da Rainha Sofia e de Juan Carlos I, em estilo neoclássico e de uma grande imponência, tal como manda a tradição monárquica.
Adjacente ao palácio encontra-se a Catedral de Almudena, palco do enlace dos mediáticos príncipes Felipe e Letícia.

 

Por entre as ruas madrilenas, nasce a Plaza Mayor, uma praça fechada com uma grande quantidade de cafés e restaurantes para passar o tempo. No edifício mais central é possível visualizar pinturas detalhadas que lhe conferem uma beleza única.
A Puerta del Sol é a principal e mais concorrida praça da cidade, nela realizam-se as comemoração de Ano Novo e as já famosas manifestações.

 

Como todas as grandes cidades, Madrid tem o seu grande parque de lazer conhecido por Jardins do Retiro. Uma grande área arborizada com diversas áreas de interesse que culminam num ponto fulcral, o lago com o monumento a Afonso XII, nele é possível dar um agradável passeio de barco a remo e apreciar a beleza da paisagem natural.
Para quem se interessar por arte comtemporâneo, o Museu Reina Sofia torna-se uma visita obrigatória, nele é possível contemplar a Guernica de Picasso.

 

Resumo da Viagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Distância: 435 km ~ 0h30

 

Transporte: Avião (Ryanair) 

 

Data: Maio de 2010

 

Duração: 7 dias

 

Alojamento: Hotel 3* e família de acolhimento

 

Objectivo: Educação e Lazer

 

Orçamento: Programa Comenius (?)

El Escorial

 

Aguns quilómetros a noroeste de Madrid, nasce a pequena urbanização de El Escorial, conhecida pelo Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, uma obra granítica megalómana, Património Mundial da UNESCO ao estilo do nosso Convento de Mafra.
Na cidade em volta do mosteiro, é possível deliciarmo-nos com os biscoitos tradicionais e prestar uma rápida visita à Câmara Municipal.

Segovia

 

Um pouco mais a norte de El Escorial encontra-se Segovia, uma cidade com uma forte presença da Tuscana italiana, intemporal e de uma beleza indescritível com o seu aqueduto milenar como principal marco arquitectónico. No centro da cidade ergue-se a Catedral de Segóvia, num esplêndido estilo gótico com pequenos traços do Renascimento tardio.

No extremo da cidade, numa íngreme colina, nasce o belo Alcázar de Segóvia que segundo me disseram, serviu como inspiração a castelos da Disney. Não deixes de subir à torre principal para uma vista avassaladora sobre a área envolvente. 

Alimentação

 

Quanto à gastronomia, a capital espanhola oferece uma panóplia de opções, desde as mais exóticas às internacionais. A comida tradicional é muito semelhante à de Portugal, no entanto tenho a dizer que eles jantam muito mais tarde que nós.
Recomendo vivamente o restaurante Vitamina no final da Gran Via. Tens que provar os batidos, acompanhado por uma lasagna ou por uma pizza.

 

Alojamento

 

Avaliação do Journey Book: ★ ★ ★ ★

Na primeira noite da nossa estadia ficamos no Hotel Rex, no centro de Madrid, em plena Gran Via. Não é um hotel de luxo mas é super confortável e com todas as amenidades necessárias, incluindo uma TV plasma e um pequeno-almoço com grande variedade.


As restantes noites foram passadas na casa da minha familia de acolhimento em El Escorial. Foi uma experiência única que nunca pensei vir a ter e que no final se revelou muito enriquecedora, quer pelo convívio numa língua não-materna quer pela grande hospitalidade com que fui recebido.

bottom of page